A Importância do Acompanhamento de Indicadores

A Importância do Acompanhamento de Indicadores

By on mar 18, 2014 in Indicadores | 0 comments

Quando precisamos fazer uma viagem para um lugar que não conhecemos, procuramos fazer um roteiro de como chegar ao destino desejado. É comum estabelecermos pontos de referência dentro do trajeto para nos localizarmos durante a viagem, pois caso não passemos por estes pontos de referência, provavelmente estamos seguindo um caminho diferente do roteiro planejado.

Acompanhar indicadores de desempenho é importante justamente porque eles são os pontos de referência que mostram se o seu negócio está caminhando para a direção desejada. Todo empresário quer vender mais e gastar menos, para lucrar mais. Sem o acompanhamento dos indicadores de desempenho, ele fica dependente da intuição para concluir que as vendas estão aumentando ou que os custos estão sob controle. E a intuição é falha.  Experimente viajar para um lugar desconhecido tendo apenas a intuição como guia. Você até pode, num grande lance de sorte, chegar ao seu destino. Mas demorará mais tempo e gastará mais recursos do que em uma viagem realizada com um roteiro bem planejado.

A chave do sucesso de um negócio é fazer com que as vendas cresçam em uma proporção maior do que o crescimento dos custos. Ou seja, os custos que podem crescer são os diretamente envolvidos com o aumento das vendas (despesas com captação de clientes, contratação de profissionais para dar conta do crescimento da demanda de trabalho). Os custos relacionados à estrutura do negócio (por exemplo, energia elétrica e material de escritório) devem ser controlados para se manterem num mesmo patamar ao longo do tempo. E mesmo os custos que aumentam por estarem diretamente relacionados ao aumento de vendas devem ser controlados no sentido de crescerem o mínimo possível, ou seja, de uma forma eficiente.

Indicadores financeiros de desempenho em uma empresa monitoram basicamente receitas e custos. É importante desdobrar as receitas e os custos em categorias para se identificar facilmente onde se encontra qualquer distorção que esteja afetando o resultado global. Assim se uma empresa tem mais do que uma fonte de receitas é importante fazer o monitoramento global e o de cada uma destas fontes. Da mesma forma, os custos podem ser divididos em várias categorias (salariais, comerciais, estruturais) para que a evolução de cada uma delas possa ser avaliada separadamente. O desdobramento dos indicadores em categorias permite que caso um resultado ruim seja verificado, o foco do problema seja atacado imediatamente. Olhar para o lucro é importante, mas lembre-se que este lucro depende de vendas crescentes e despesas controladas, ou seja, é conseqüência.

Enfatizamos primeiramente os indicadores financeiros de desempenho porque todo o trabalho realizado dentro de um negócio será refletido monetariamente em seus resultados. Mas indicadores de desempenho não precisam ser exclusivamente financeiros. O acompanhamento destes indicadores pode evoluir para outros aspectos da empresa. São os chamados indicadores qualitativos. No caso específico de uma escola, podemos ter como exemplos de indicadores qualitativos o desempenho dos alunos em termos de notas; índice de aprovação dos professores; índice de aprovação do material didático utilizado; retenção de alunos (alunos que se mantém matriculados na escola na passagem de um período para outro). Estes indicadores são importantes porque permite verificar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos por sua empresa e como está a aceitação dos clientes a eles. Lembre-se que os clientes são o coração de uma empresa e se eles não estiverem satisfeitos, as vendas não irão corresponder às expectativas. Vendas menores significam receitas menores; receitas menores significam um resultado pior; resultados piores podem levar a dificuldades financeiras para o negócio; dificuldades financeiras atrapalham o investimento na melhoria da qualidade dos produtos e serviços e em captação de novos clientes; logo prejudicam também as vendas.

Tudo dentro de uma empresa está diretamente interligado. Indicadores financeiros terão reflexo nos indicadores qualitativos e vice-versa. O empresário que tiver o costume de acompanhar estes pontos de referência terá mais condições de mudar o caminho a tempo e atingir o destino desejado, o sucesso!

OBS: Este texto foi escrito originalmente para as escolas da rede Academia Washington Cursos de Inglês. Agradecemos a direção da Academia Washington que gentilmente liberou a utilização deste artigo em nosso blog. A matriz da rede fica em Arapongas-PR, e suas escolas estão presentes em 14 estados do Brasil. Você pode conhecê-la melhor através do site: http://www.academiawashington.com.br

 

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